sexta-feira, 10 de setembro de 2010
Aniversário da Carlota - Mais uma virginiana... g-zus!
A ideia da maluca é a seguinte: Bolo com a massa de cupcake "red velvet" que mais parece material de biopsia, coberto com marzipan "preto" para comemorar sua nova tattoo de caveira.
Ainda não decidimos qual será o tema do bolo, mas já estamos estudando!
Então, aguardem novidades e se funcionar, obviamente, fotos!
Beijo a todos e bom final de semana!
segunda-feira, 30 de agosto de 2010
Torta Integral de Maçã com Canela
Misturei várias receitas até chegar na minha oficial! Vamos aos ingredientes:
Massa:
- 1 xícara de trigo
- 1/2 xícara de trigo integral
- 1/2 xícara de aveia (tanto faz da grossa ou fina)
- 1 colher (sopa) de açúcar
- 1 colher (sopa) de fermento biológico
- 3 colheres (sopa) de manteiga sem sal, picadinha em pedaços.
- creme de leite light para dar o ponto da massa*
Recheio:
- 5 maçãs descascadas e cortadas em fatias
- Açúcar (pode ser mascavo também)
- Canela em pó
- Uvas passa
- Amêndoas laminadas
* a massa deve ficar lisa, homogênea e úmida!
Modo de Preparo:
Misture as farinhas, a aveia, o açúcar e o fermento em uma tigela. Acrescente os pedacinhos de manteiga e em seguida um pouco de creme de leite. Misture tudo com as mãos e vá acrescentando creme de leite para que a massa fique úmida.
Faça uma "bola"de massa, envolva em filme plástico e deixe descansar por 30 minutos.
Enquanto isso, descasce as maçãs e cortea-as em fatias nem muito finas, nem muito grossas.
Após 30 minutos, distribua a masa em uma forma, de preferência de fundo removível, nas bordas e fundo da forma. Não deixe a massa muito grossa a menos que você goste de algo mais "massudo". Comece a montar a torta, coloque varios pedaços de maçã até formar uma camada da fruta. Acrescente em torno de uma colher de sopa de açúcar para cada camada de maçã, junto com canela a gosto. Salpique uvas passas a cada camada, até que acabem os pedaços de maçã.
Ao final, jogue mais canela e enfim, as amêndoas por cima.
Coloque no forno por mais ou menos 30 min. Forno pré-aquecido hein! E não deixem o fogo muito alto depois de colocar a torta no forno, pois não queremos a massa torrada e as maçãs secas.
Depois de pronta, sirva com creme de leite. Quente a torta fica uma delícia!
É isso, esperam que vocês façam bom proveito dessa delícia, super fácil de fazer e com um resultado surpreendente! Sugiro trocar as maçãs por pêras pra dar uma variada.
Um beijo e bon apetit!
Carlota.
quinta-feira, 26 de agosto de 2010
Pizza de Brownie para Lilian!
Lilian, uma das pessoas mais engraçadas e doidas que já conheci, pediu receitas para crianças, uma vez que tem um pimpolho "mini-me" em casa... O menino é a cara dela! Bom, crianças tem um gosto simples, engraçado e amarelo na maioria das vezes. É só ver o prato deles... cheios de carboidratos, quase tudo amarelo! Meu sobrinho Pedro de 3 anos (quase 4) adora Estrogonofe... adora não, AMA de paixão! Poderia comer estrogonofe todos os dias facilmente. Outra coisa que gosta é macarrãozinho com carninha moída... nosso famoso Bolonhesa! Pedro não é exceção quando se trata de doces... ele adora doces e sempre que vai à nossa casa, pergunta se tem alguma "sunimesa" (sobremesa). Dando uma olhada nos arquivos secretos nos porões lá de casa (rs), achei uma receita ótima e muito fácil para divertir a garotada: Pizza de Brownie! Vamos a receita: No supermercado, compre um pacote de brownie mix... hoje em dia, você pode encontrar várias marcas. Prepare a receita conforme instruções da embalagem, e quando a massa estiver pronta para ir ao forno, em vez de assá-la em uma forma retangular, asse-a em uma fôrma de pizza untada. Quando pronta, tire-a do forno e deixe esfriar. Vamos ver a cobertura agora. Para fazer o "molho de tomate", misture 2,5 xícaras de açúcar de confeiteiro e meia xícara de manteiga. Leve tudo à batedeira e faça um creme com isso. Adicione 2 colheres de sopa de leite, e uma colher de chá de essência de baunilha. Continue batendo até ficar homogêneo. Adicione corante vermelho para alimentos. Você pode encontrá-lo facilmente em lojas que vendem doces e artigos para padarias. A cor do creme tem que ficar parecida com molho de tomate, então, adicione mais se necessário. Chegou a hora de montar a pizza! Espalhe o creme vermelho "molho de tomate" sobre o brownie. Rale chocolate branco e espalhe por cima. Esse vai ser o nosso queijo. Agora é o momento de usar sua criatividade e decorar a pizza como quiser! Use jujubas, m&m, confettis, rodelas de bombom! Fica show e a criançada vai adorar! Lilian, espero que goste! Se fizer, me conta como ficou!
quarta-feira, 25 de agosto de 2010
Panelas Le Creuset
Essa semana, fomos visitar uma locação para nosso próximo seriado que vamos rodar em breve. Uma casa maravilhosa, recém construída aqui em Curitiba, em um condomínio fechado, com piscina, linda! Carlota e eu estávamos na cozinha (tipo americana) com uma ilha com o fogão e tudo mais, quando avistamos na prateleira acima da geladeira 2 panelas Le Creuset lindíssimas! Lógico que nós dois na hora olhamos e começamos a babar! A dona da casa muito gentilmente vem e nos pergunta: -"Vocês querem alguma coisa? Água..." Foi quando eu respondi "Sim, suas panelas Le Creuset". Caímos todos na risada na hora! Para quem não conhece essas panelas, alguns fatos que tirei do site deles:
"A Le Creuset foi fundada em 1925 por dois industriais belgas: Arnaud Desaegher (especialista em ferro fundido) e Octave Aubecq (especialista em esmaltação). Eles começaram uma pequena produção de panelas esmaltadas de ferro fundido, em Fresnoy Le Grande, pequena cidade do norte da França.
Em 1930, a Le Creuset começou a desenvolver uma gama variada de produtos: panelas, travessas e utensílios para cozinha. Nesta época, a Le Creuset conseguiu atingir um excelente resultado com o ferro fundido e o esmalte, chegando a produtos de alta qualidade.
Nesta época iniciou-se a divulgação no rádio e na mídia impressa da qualidade de cozinhar em panelas de ferro fundido e todos os benefícios provenientes deste modelo de cozimento.
Em 1985, a Le Creuset foi classificada entre as 30 marcas francesas mais famosas do mundo. Uma nova direção assumiu o controle da empresa em 1988, comandada pelo sul-africano Paul van Zuydam. No mesmo ano, Jean Louis Barrault criou uma linha inovadora de produtos. Em 1991, a Le Creuset adquire a americana Hallen International Inc, fabricante de acessórios para vinho e bar através da marca Screwpull; iniciou-se então a abertura do mercado japonês, que inspirou a criação da primeira panela Wok.
A Le Creuset comemora o seu aniversário de 80 anos, expandindo sua linha de produtos no país e lançando no mercado literário o seu livro “Le Creuset Le Livre de Cuisine”. Entre os novos produtos, destacaram-se a linha têxtil e “Clever Friends” de utensílios, além da coleção de miniaturas de cerâmica “stoneware” que tiveram grande aceitação e sucesso no nosso mercado. A Screwpull também não parou de inovar, seu novo desenho nos saca-rolhas clássicos, além de diversas novidades como o top de linha Lever Model LM 400 e a linha para bar “Club” de aço inox 18/10"
Bom, com isso temos uma boa idéia de como sejam essas panelas.
Os preços são bem salgados para o nosso mercado, Variam de R$ 400 - R$ 2000 CADA!
Existe uma outra marca, chamada La Cuisine que oferece panelas de ferro fundido esmaltadas. Elas estão a venda no www.shoptime.com.br. Elas têm um preço bem mais acessível e os resultados são excelentes.
Claro que não se comparam a tradição das Le Creuset, mas funcionam maravilhosamente bem!
terça-feira, 24 de agosto de 2010
Pizza Integral
Como nunca tinha feito, não fazia ideia de como a massa se comportaria: elasticidade, umidade e tempo de forno.
Como regra, principalmente quando estou cozinhando para várias pessoas, pré-asso as massas, deixando os toppings para a hora de ir ao forno.
Carlota trouxe alho poró, cogumelos Paris, atúm e manjericão fresco. Eu tinha em casa 4 tipos de queijo: Gouda, Muçarela, Roquefort e Provolone... Outros ingredientes que tinha: sardinhas (a maioria das pessoas diz "éca", mas tentem, funcionam muito bem), calabresa, presunto e ovos.
Com tudo isso, fizemos nosso próprio rodízio de pizzas!
Vamos a massa integral?
Pizza Integral
500 ml de água morna
1 colher de sopa de sal
2 colheres de sopa de açúcar
1/2 xícara de azeite de oliva extra virgem
3 colheres de sopa de fermento biológico instantâneo.
2 xícaras de farinha de trigo integral
2 xícaras de farinha de trigo normal
Farinha de trigo o quanto baste para dar o ponto da massa
Eu sempre faço na batedeira porque tenho uma poderosa que faz massas facilmente. Mas você pode fazer facilmente na mão, sem problemas.
Coloque a água morna em uma bacia. Adicione o sal, açúcar e o azeite de oliva.
Adicione uma xícara de farinha integral e uma normal e faça um mingau grosso. Agora vem o fermento. Adicione-o à massa.
Mexendo sempre, adicione mais uma xícara de cada farinha de trigo até o ponto de sovar.
Transfira para uma superfície enfarinhada e termine de sovar a massa.
Ela tem que ficar elastica, não grudando nas mãos, porém não pode ficar dura.
Faça uma bola com ela.
Retorne a bola à bacia e cubra com um pano umedecido.
Espere a massa crescer (mais ou menos uma hora).
Faça bolas do tamanho de uma maçã média, e abra-as com um rolo de madeira.
Cuidado para que não fique muito fina!
Pré-asse em uma fôrma e deixe esfriar.
Prepare-a com o topping de sua preferência! Use sua criatividade!
Bom apetite!