sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Risoto de Escalopini e Funghi - Na Correria / Rush



Bom, esse foi nosso almoço de ontem!
Simples, prático e uma delícia. Geralmente quando corro para casa para almoçar durante a semana faço um prato único, nada de várias opções, pois afinal, o tempo é curto.
Risoto ara 3 pessoas com folga:
Pique uma cebola média finamente e 2 dentes de alho. Refogue isso numa panela de fundo grosso em 2 colheres de azeite de oliva e duas colheres de manteiga. Não deixe dourar! É somente para dar uma 'murchada'. Logo a seguir, adicionei alcatra cortada em mini bifinhos e temperada com sal e pimenta moída na hora. Quando a carte estiver pronta, adicione um punhado de funghi secchi previamente re-hidratado em água morna e picado, caso esteja muito grande. Mexa um pouco e adicione 1 xíc de vinho branco seco. Mexa novamente, e adicione o arroz. 1.5 xíc para 3 pessoas. O certo, como manda o figurino, é usar arroz arbóreo ou carnarolli... no meu dia-adia, uso o parboilizado mesmo com bons resultados.
Após adicionar o arroz, é a vez do caldo de carne. Ferva separadamente 4 xíc de água com 2 cubos de caldo de carne. Adicione isso ao risoto, e mexa bem. Corrija o sal se necessário.
Abaixe o fogo, e deixe cozinhar até o caldo ser quase todo absorvido.
Se você estiver usando uma panela de ferro, quando o caldo chegar na altura do arroz, tampe e desligue a panela deixando repousar por uns 10-15 mins.
Na hora de servir, adicione 1/2 xícara de creme de leite, queijo parmesão ralado, salsinha fresca picada e mexa bem!
Fica uma delícia!
Lembre-se de que essa versão é para dias corridos, pois o correto seria usar arroz carnarolli ou arbóreo, e o caldo feito em casa, cozinhando carnes, cebola, cenoura, alho, galhos de salsa fresca, grãos de pimenta, herbes de provence, folhas de louro e sal.
Bom a petite a todos!

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Pudim de Coco

Sempre que passo no supermercado, encontro aquelas revistinhas de R$ 9,90 com receitas específicas... Um dia, achei "Receitas de Liquidificador". Ótimo, e um mega 'quebra-galho' para quando não temos saco e disposição para receitas muito elaboradas.
Final de semana passado, sábado à tarde, para ser mais preciso, decidi me aventurar em uma dessas receitas: "Pudim de Coco"
Ingredientes:
1 Xícara de Açúcar
1 Lata de Leite Condensado
1 Vidro de Leite de Coco (200Ml)
4 Ovos
100Gr (1 Pacote médio) de Coco Ralado
1 Colher de Chá de Essência de Baunilha (Para falar bem a verdade, não tinha... portanto, não coloquei. Ficou bom igual!)

Vamos ao procedimento:
Coloque o açúcar em uma fôrma de buraco no meio, de aproximadamente 22 Cm de diâmetro, e leve ao fogo (baixo) para que o açúcar forme um caramelo. Muito cuidado nessa hora: Não abandone a forma de maneira alguma. Segundos podem fazer com que seu caramelo queime e fique amargo.
Quando obter o caramelo, tire a fôrma do fogo, e espere esfriar um pouco. Por que? Porque o caramelo quando muito quente fica fino, escorrendo facilmente não aderindo às laterais da fôrma.
Quando engrossar levemente, espalhe pelas laterais da forma. Reserve.

Bata os demais ingredientes no liguidificador por 2 minutos e despeje na fôrma.
Leve-a em banho-maria por 40 minutos em forno médio.
Banho maria é colocamos a forma dentro de outra contendo água (mas não muita a ponto de que a fôrma bóie!)
Retire do forno. Veja a textura se está firme movendo levemente de um lado ao outro.
Deixe esfriar, e leve à geladeira por 2 horas.
Desenforme girando a fôrma de um lado para o outro.
Tampe a fôrma com um prato (maior que ela) e vire-a.

Voilà!
Ficou bom e a galera aprovou!
Bon Apetit a todos!

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Sardela!


Essa receita é para quem gosta de ter algo na manga, de fácil preparo, e que com certeza irá agradar aos que gostam de sabores mais fortes.
Sim, a receita tem como ingrediente filés de aliche, ou anchova. É possível substituir por sardinha, dando assim, um sabor um pouco mais suave, sem perder sua identidade.
Ingredientes:
  • 2 pimentões vermelhos, médios bem maduros
  • I lata de molho de tomate, tipo pomarola, ou às vezes, bato 1 lata de tomates pelados (com seu líquido) rapidamente no liquidificador.
  • Pimenta moída na hora a gosto.
    4 ou 5 filezinhos de anchova (aliche) ou 1 lata de sardinhas em conserva.
  • 1 cabeça de alho, descascada e picada finamente. Na última vez que fiz, em vez de picar, ralei os dentes de alho.
  • ½ xícara de azeite de oliva extra virgem.

Ah, não há nada melhor do que o cheiro do alho fritando no azeite de oliva!
Vamos aos procedimentos:


Depois de lavados, corte os pimentões ao meio no sentido longitudinal e retire as sementes. Limpe e corte em pedaços grandes. Coloque os pedaços de pimentão e o molho de tomate no liqüidificador. Bata até obter um purê.
Numa panela, coloque o azeite de olive e aqueça. Adicione o alho picado e frite até o ponto de que você perceba que vai começar a dourar mas não começou! Coloque o purê obtido no liquidificador. Espere reduzir um pouco com a panela tampada. Deixe aberta, e sua cozinha ganhará uma linda coloração vermelha!
Uma vez reduzido, adicione as anchovas trituradas ou a sardinha e a pimenta.
Mexa de vez em quando, e retire do fogo quando perceber que o molho engrossou bastante a ponto de começar a grudar no fundo na panela. Corrija o sal.
Coloque em uma vasilha e refrigere, e sirva com pães ou torradinhas.
Show de bola!

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Receita de Pita Bread (Pão Sírio) Recheado de Kafta.

Ingredientes:

  • 1/2 kg de carne moída
  • 1 cebola média picada
  • Salsinha picada e sal a gosto
  • Água suficiente para dar liga
  • Pão sírio

Modo de Preparo:
Numa tigela misture a carne moída, cebola picada, salsinha picada, sal a gosto e água suficiente para dar liga. Misture tudo muito bem. Reserve. abra o pão sírio e coloque uma porção da mistura de carne (reservada acima). Feche o pão e leve para uma frigideira antiaderente, ou como faço regularmente, coloco no grill. Deixe na frigideira até começar a chiar, então vire. No grill não precisa virar porque tosta por igual dos dois lados.

Meus Jalapeños

Resolvi fazer uma pequena horta de temperos em nosso apartamento. Como queria algo diferente, comecei a pesquisar na Internet sementes de temperos não tão comuns no Brasil. Por fim, achei 'sementes de jalapeño' à venda no e-bay por US$ 3.49!

De acordo com Wikipedia, jalapeño ou pimenta-jalapenho é uma pimenta média-grande originada no México, valorizada pela sua calorosa ardência na degustação. Quando madura, a pimenta tem entre 5 à 9 cm. de comprimento e é comumente vendida quando ainda verde.

O nome veio da cidade de Xalapa, México, de onde era produzida. A pimenta-japapeño é conhecida por diferentes nomes em todo México, como pimenta-domingo, huachinango, e pimenta-gorda. Crescem em vagens grossas, em um período de 80 dias. A planta cresce até 3 metros de altura. Um único exemplar da planta pode ter 35 vagens.

Beleza, recebi as sementes, e pedi para meu irmão que é biólogo as plantasse. Afinal, seu know-how o habilitava para tanto, e as chances eram bem maiores!

Dias depois, recebi as primeiras plantinhas! Coloquei-as na minha lavanderia que é toda de vidro (inclusive o teto), sendo quase como uma estufa.
Passadas quase 2 semanas, minhas plantinhas estão com mais ou menos 10cm, e prontas para serem transplantadas para um vaso maior onde poderão se desenvolver.

Nas sementeiras, tenho, aguardando germinação: tomilho, manjericão, alecrim, salsa italiana, cebolinha e summer savory.
Conto mais quando germinarem!

Abração a todos!